Com o surgimento da Internet, no final dos anos 1960, nos Estados Unidos, e sua popularização, a partir dos anos 1990, expandiram-se as possibilidades de acesso à informação de qualquer lugar e a qualquer momento.
Nesse contexto, novos hábitos surgiram, como o de acessar links no ambiente virtual. Como consequência disso, o processo de escrita e de leitura se modificou: se antes tínhamos uma forma linear de ler e escrever, agora, com a internet, o leitor tem acesso ilimitado a uma vasta quantidade de textos, de forma instantânea.
Eis a nova realidade: sistemas virtuais, interativos, multimodais, dinâmicos, mutáveis, recheados de som, imagens, movimentos. Dela, novos gêneros textuais surgem, como novas características linguísticas, enunciativas, discursivas próprias.
Esses novos gêneros são definidos pela combinação de textos híbridos (oralidade, escrita, animação), que tem por objetivo facilitar a redação de mensagens ou de textos e sua interatividade. Recebem o nome de gêneros digitais (ou virtuais) e levam o leitor/escritor a uma nova prática de leitura e escrita, proporcionando, através da interação, a cada indivíduo, a construção de seu contexto de informação.
Exemplos: E-mail, Endereço eletrônico, Chat, Videoconferência, Wiki, Blog, Currículo Web, Vlog, Podcast, Perfil de Redes Sociais, Comentário de rede social, Emojis, Gifs, Meme, Fanfiction, etc.
Suportes dos gêneros digitais: Computadores, celulares, TVs, máquinas fotográficas digitais, redes sociais, jogos digitais […] mediados pelos dispositivos eletrônicos e pelas mídias digitais.
*ATIVIDADE*
01. “A rede social não é um diário, que como antigamente, ficava trancado dentro de uma gaveta e com acesso restrito. Ela é um livro aberto, onde não se está seguro atrás de uma tela de um computador ou de um celular.”. Comente a afirmação.
02. O comentário abaixo teve mais de 5 mil compartilhamentos somente em 1 dia. Nele, a jornalista Micheline Borges fala, no Facebook, sobre as médicas cubanas que vieram ao Brasil para participar do programa Mais Médicos. Após a repercussão na mídia, a jornalista foi obrigada a pedir desculpas e a apagar as suas contas no Facebook e Twiitter.
a) A partir do comentário, que visão podemos ter da jornalista?b) Para ela, que aparência deveria ter um médico?
c) Qual sua opinião a respeito do assunto?
d) Que outros exemplos semelhantes a esse já foram noticiados?
03. Diariamente seguimos normas/regras/leis para convivermos em sociedade. No mundo virtual não é diferente. Por esse motivo, é sempre bom conhecer dicas sobre como curtir as redes sociais sem cometer deslizes e permanecer conectado(a) aos seus contatos em uma relação pacífica e duradoura. Abaixo há uma tabela a ser preenchida com o que podemos chamar de etiqueta da internet, ou seja, “netiqueta” (regrinhas básicas que devem ser seguidas nas redes sociais). Complete a tabela com regras que você considera importantes nessa interação.
Gêneros Digitais no Enem
01. (Enem 2016)
Como escrever na internet
Regra 1 – Fale, não GRITE! Combine letras maiúsculas e minúsculas, da mesma forma que na escrita comum. Cartas em papel não são escritas somente com letras maiúsculas; na internet, escrever em maiúsculas é o mesmo que gritar! Para enfatizar frases e palavras, use os recursos de _sublinhar_ (colocando palavras ou frases entre sublinhados) e *grifar* (palavras ou frases entre asteriscos). Frases em maiúsculas são aceitáveis em títulos e ênfases ou avisos urgentes.
Regra 2 – Sorria :-) pisque ;-) chore &-( ... Os emoticons (ou smileys) são ícones formados por parênteses, pontos, vírgulas e outros símbolos do teclado. Eles representam carinhas desenhadas na horizontal e denotam emoções. É difícil descobrir quando uma pessoa está falando alguma coisa em tom de brincadeira, se está realmente brava ou feliz, ou se está sendo irônica, em um ambiente no qual só há texto; por isso, entram em cena os smileys. Comece a usá-los aos poucos e, com o passar do tempo, estarão integrados naturalmente às suas conversas on-line.
Fonte: www.icmc.usp.br. Acesso em: 29 jul. 2013.
O texto traz exemplos de regras que podem evitar mal entendidos em comunicações eletrônicas,
especialmente em e-mails e chats. Essas regras:
a) revelam códigos internacionalmente aceitos que devem ser seguidos pelos usuários da internet.
b) constituem um conjunto de normas ortográficas inclusas na escrita padrão da língua portuguesa.
c) representam uma forma complexa de comunicação, pois os caracteres são de difícil compreensão.
d) foram desenvolvidas para que usuários de países de línguas diferentes possam se comunicar na web.
e) refletem recomendações gerais sobre o uso dos recursos de comunicação facilitadores da convivência na internet.
02. (Enem 2014)
“Blog é concebido como um espaço onde o blogueiro é livre para expressar e discutir o que quiser na atividade da sua escrita, com a escolha de imagens e sons que compõem o todo do texto veiculado pela internet, por meio dos posts. Assim, essa ferramenta deixa de ter como única função a exposição de vida e/ou rotina de alguém — como em um diário pessoal —, função para qual serviu inicialmente e que o popularizou, permitindo também que seja um espaço para a discussão de ideias, trocas e divulgação de informações. A produção dos blogs requer uma relação de troca, que acaba unindo pessoas em torno de um ponto de interesse comum. A força dos blogs está em possibilitar que qualquer pessoa, sem nenhum conhecimento técnico, publique suas ideias e opiniões na web e que milhões de
outras pessoas publiquem comentários sobre o que foi escrito, criando um grande debate aberto a todos.”
LOPES, B. O. A linguagem dos blogs e as redes sociais. Disponível em: www.fateczl.edu.br. Acesso em: 29 abro 2013 (adaptado).
De acordo com o texto, o blog ultrapassou sua função inicial e vem se destacando como:
a) estratégia para estimular relações de amizade.
b) espaço para exposição de opiniões e circulação de ideias.
c) gênero discursivo substituto dos tradicionais diários pessoais.
d) ferramenta para aperfeiçoamento da comunicação virtual escrita.
e) recurso para incentivar a ajuda mútua e a divulgação da rotina diária.
03. (Enem 2014)
“Wiki: liberdade e colaboração Liberdade e colaboração, duas palavras cada vez mais importantes no mundo movido pela informação. Mas nem sempre foi assim. A mudança para esta nova realidade só foi possível graças à evolução dos meios de comunicação e dentre estes, em especial, temos a internet. Você pode estar pensando, mas isto ainda está longe do ideal. Tenho que concordar com esta afirmação, mas comparando com a situação de um passado não muito distante já dá para ver que evoluímos muito. Na internet encontramos uma classe de ferramentas de software que permite não só o acesso às informações de forma livre, como também a colaboração entre indivíduos no desenvolvimento de um projeto (mesmo distantes geograficamente). São os chamados wikis (pronuncia-se “uiquis”). Entre, leia e participe. Os wikis e o trabalho colaborativo através da internet são a maior prova de que a soma de dois mais dois pode ser cinco ou muito mais.”
SUDRÉ, G. Disponível em: http://imasters.com.br. Acesso em: 27 fev. 2012 (adaptado).
Com base no texto de Gilberto Sudré, conclui-se que a ferramenta wiki seria mais adequada para a:
a) realização de trabalhos escolares individuais.
b) impressão de textos extraídos da internet.
c) formatação de revistas para impressão.
d) produção coletiva de um dicionário on-line.
e) publicação de livros de autores clássicos.
04. (Enem 2011)
“O hipertexto refere-se à escritura eletrônica não sequencial e não linear, que se bifurca e permite ao leitor o acesso a um número praticamente ilimitado de outros textos a partir de escolhas locais e sucessivas, em tempo real. Assim, o leitor tem condições de definir interativa mente o fluxo de sua leitura a partir de assuntos tratados no texto sem se prender a uma sequência fixa ou a tópicos estabelecidos por um autor. Trata-se de uma forma de estruturação textual que faz do leitor simultaneamente coautor do texto final. O hipertexto se caracteriza, pois, como um processo de
escritura/leitura eletrônica multilinearizado, multisequencial e indeterminado, realizado em um novo espaço de escrita. Assim, ao permitir vários níveis de tratamento de um tema, o hipertexto oferece a possibilidade de múltiplos graus de profundidade simultaneamente, já que não tem sequência definida, mas liga textos não necessariamente correlacionados.”
MARCUSCHI, L. A. Disponível em: http://www.pucsp.br. Acesso em: 29 jun. 2011.
O computador mudou nossa maneira de ler e escrever, e o hipertexto pode ser considerado como um novo espaço de escrita e leitura. Definido como um conjunto de blocos autônomos de texto, apresentado em meio eletrônico computadorizado e no qual há remissões associando entre si diversos elementos, o hipertexto:
a) é uma estratégia que, ao possibilitar caminhos totalmente abertos, desfavorece o leitor, ao confundir os conceitos cristalizados tradicionalmente.
b) é uma forma artificial de produção da escrita, que, ao desviar o foco da leitura, pode ter como consequência o menosprezo pela escrita tradicional.
c) exige do leitor um maior grau de conhecimentos prévios, por isso deve ser evitado pelos estudantes nas suas pesquisas escolares.
d) facilita a pesquisa, pois proporciona uma informação específica, segura e verdadeira, em qualquer site de busca ou blog oferecidos na internet.
e) possibilita ao leitor escolher seu próprio percurso de leitura, sem seguir sequência predeterminada, constituindo-se em atividade mais coletiva e colaborativa.
05. (Enem 2010)
“O Chat e sua linguagem virtual O significado da palavra chat vem do inglês e quer dizer “conversa”. Essa conversa acontece em tempo real, e, para isso, é necessário que duas ou mais pessoas estejam conectadas ao mesmo tempo, o que chamamos de comunicação síncrona. São muitos os sites que oferecem a opção de bate-papo na internet, basta escolher a sala que deseja “entrar”, identificar-se e iniciar a conversa. Geralmente, as salas são divididas por assuntos, como educação, cinema, esporte, musica, sexo, entre outros, Para entrar, é necessário escolher um nick, uma espécie de apelido que identificará o participante durante a conversa. Algumas salas restringem a idade, mas não existe nenhum controle para verificar se a idade informada é realmente a idade de quem está acessando,
facilitando que crianças e adolescentes acessem salas com conteúdos inadequados para sua faixa etária.
AMARAL, S. F. Internet: novos valores e novos comportamentos. In: SILVA, E. T. (Coord.). A leitura nos oceanos da internet. São Paulo: Cortez,
2003. (adaptado).
Segundo o texto, o chat proporciona a ocorrência de diálogos instantâneos com linguagem específica, uma vez que nesses ambientes interativos faz-se uso de protocolos diferenciados de interação. O chat, nessa perspectiva, cria uma nova forma de comunicação porque:
a) possibilita que ocorra diálogo sem a exposição da identidade real dos indivíduos, que podem recorrer a apelidos fictícios sem comprometer o fluxo da comunicação em tempo real.
b) disponibiliza salas de bate-papo sobre diferentes assuntos com pessoas pré-selecionadas por meio de um sistema de busca monitorado e atualizado por autoridades no assunto.
c) seleciona previamente conteúdos adequados à faixa etária dos usuários que serão distribuídos nas faixas de idade organizadas pelo site que disponibiliza a ferramenta.
d) garante a gravação das conversas, o que possibilita que um diálogo permaneça aberto, independente da disposição de cada participante.
e) limita a quantidade de participantes conectados nas salas de bate-papo, a fim de garantir a qualidade e eficiência dos diálogos, evitando mal-entendidos.
Comentários
Enviar um comentário