Atividade sobre o livro O Diário de Anne Frank (Aula 3)

Estudo do gênero Diário Pessoal


O Diário é um tipo de texto pessoal em que uma pessoa relata experiências, ideias, opiniões, desejos, sentimentos, acontecimentos e fatos do cotidiano. Quem viveu antes da expansão da era da informática deve lembrar da produção de diários, que além dos textos podiam incluir fotos, figuras, bilhetes, anotações, poesias. 


Eram também chamados de "agenda", sendo, portanto, um diálogo íntimo entre o escritor e o papel. A palavra “diário” (do latim diarium) está relacionada com o termo “dia” e pode ser considerado uma autobiografia. 

Além dos diários pessoais, podemos incluir na mesma categoria os diários de viagem, que relatam experiências sobre determinado passeio. Já os chamados "diários de ficção" são textos literários criados segundo o modelo confessional dos diários. 


Observe que os diários podem ser importantes documentos históricos de testemunho que revelam uma época, por exemplo, o famoso “Diário de Anne Frank” em que a autora adolescente e judia aborda sobre os dias em que passou escondida na Holanda, durante o período do holocausto.


Características do Diário

As principais características dos diários são: 

Relatos pessoais 
Histórias verídicas 
Registro de acontecimentos 
Escritos em primeira pessoa 
Registros em ordem cronológica 
Caráter intimista e confidente 
Subjetividade e espontaneidade 
Escrita confessional 
Vocabulário simples 
Presença de vocativo 
Linguagem informal 
Textos assinados







Sobre o livro O Diário de Anne Frank


“O Diário de Anne Franké um livro escrito no período 12 de junho de 1942 a 1.º de agosto de 1944, por uma menina de 13 anos chamada Anne Frank. Como o próprio nome já revela, “O Diário de Anne Frank” é exatamente as anotações de um diário feito por uma adolescente. 

Contudo, o que diferencia dos outros é que se trata de relatos de uma menina durante um dos momentos mais tenebrosos da humanidade, o nazismo. “O Diário de Anne Frank” traz à tona as anotações da adolescente de tudo que ela viveu e das atrocidades e horrores praticado pelos nazistas contra os judeus durante a Segunda Guerra Mundial. 



Atividade sobre o livro

Após a leitura do livro, responda às seguintes perguntas: 

1. Em seu aniversário, no dia 12 de junho, Anne Frank recebe um diário para escrever o que quisesse nele. Antes de ganhar esse presente, como Anne se sentia no mundo?

2. O diário recebido foi considerado um presente especial e a ele Anne poderia contar tudo. Que nome ela deu a seu diário?


3. A família de Anne Frank era: 

a) católica.

b) evangélica.

c) muçulmana.

d) judia.

e) espírita.

4. Diante da possibilidade de Anne e sua família serem perseguidos, eles decidiram fugir e se esconder. Que nome foi dado ao esconderijo e onde ele ficava?

5. Depois de Anne e sua família, novos moradores chegaram ao esconderijo. Cada um trazia consigo seu bem mais precioso: o sr. Van Daan, trouxe seu bule de chá chinês; a sra. Van Daan, um penico; Peter, um gato e algumas revistas. Se você precisasse também fugir levando algo muito importante para sua sobrevivência, o que levaria? Explique o porquê.

6. Pela leitura feita do livro, quais as características (físicas/psicológicas) de: 

a) Anne Frank: 

______________________________________________________________________________________

b) Margot (irmã de Anne): 

______________________________________________________________________________________


7. Relacione abaixo o que cada um dos personagens sonhava fazer assim que pudessem sair do esconderijo: 


    
8. No esconderijo, durante o jantar, todos ficavam: 

( ) satisfeitos com o que comiam, bastante saciados. 

( ) insatisfeitos com o que comiam, ainda com fome.

9. Em 2020, o mundo inteiro precisou, da mesma forma que Anne Frank e sua família, permanecer isolado por um longo período. Reflita um pouco sobre essas duas realidades e responda: 

a) Os motivos que levaram a família de Anne a se isolar foram os mesmos das famílias no ano de 2020? Explique. ______________________________________________________________________________________

b) Que semelhanças e diferenças podem ser vistas entre o isolamento vivido pela família de Anne Frank, durante a Segunda Guerra Mundial, e o isolamento vivenciado atualmente? 

______________________________________________________________________________________

10. Ao observar as imagens abaixo, você pode perceber duas famílias que, apesar de estarem vivendo momentos difíceis e tensos, sem estimativa de retorno à vida normal, tentam seguir em frente e não perder a esperança de dias melhores.


    a
Que comparações podem ser feitas a partir da observação das imagens em questão?

______________________________________________________________________________________

b) Escreva um pequeno comentário contando o que vem se passando dentro da sua cabeça durante esse período de isolamento social, procurando descrever o que sentiu quando soube da pandemia, quando viu pessoas perdendo parentes e amigos por conta da doença, o que mudou na sua visão de mundo, na rotina da sua família, que preocupações passaram a ser prioridade, o que hoje realmente importa pra você depois dessa experiência que nos revela (revelou) que nós, seres humanos, somos muito frágeis. Que lição podemos tirar de tudo isso? Que mensagem pode ser passada às futuras gerações depois que o mundo inteiro voltar “ao normal”?

______________________________________________________________________________________


Gabarito

1. Anne se sentia solitária, antes de receber seu diário de presente.

2.  O nome dado ao diário foi Kitty.

3. d) judia.

4. O nome dado ao esconderijo de Anne e sua família era Anexo Secreto e se localizava no escritório do pai de Anne, seu Otto.

5. (Resposta Pessoal).

6. (Muitas são as possibilidades de respostas para essa questão; destaquei as que considerei mais pertinentes.)

a) Anne Frank: emburrada, explosiva, desorganizada, destemida, intensa, sentimental, meio rebelde, escritora.

b) Margot (irmã de Anne): calma, organizada, mais madura, mais alegre, leitora.

7. 

(1) Margot                                          (6) Ver sua Lotje. 

(2) Madame van Daan                      (5) Ir ao centro da cidade. 

(3) Otto Frank                                     (3) Visitar o sr. Voskuijl. 

(4) Anne Frank                                    (2) Comer um bolo ou mais de um. 

(5) Peter                                               (1) Ficar na banheira por 2 dias inteiros. 

(6) Dussel                                             (4) Voltar à escola. 

(7) Edith Frank                                     (7) Tomar uma xícara de café de verdade.

 8. (x) insatisfeitos com o que comiam, ainda com fome. 

 9. (Para o item b desta questão há diversas possibilidades de respostas.)

a) Não. A família de Anne se isolou/se escondeu porque estavam sendo perseguidos por serem judeus. Em 2020 e ainda em 2021, o mundo inteiro se isolou para evitar se contaminar com o vírus da Covid-19. 

b) No isolamento da família de Anne, eles mal podia transitar no espaço onde estavam escondidos e até para ações básicas (como tomar banho, fazer xixi e se alimentar bem) tinham dificuldades, pois não podiam chamar a atenção. Já no isolamento vivido durante a pandemia, nós pudemos sair de nossos lares até um mercantil, uma farmácia, um hospital, desde que tomados os devidos cuidados (como usar a máscara, usar álcool em gel e manter o distanciamento social das pessoas nesses ou em quaisquer outros lugares); mesmo isolados, estávamos no conforto de nossas casas, pudíamos ver televisão, acessar a internet, conviver com nossos entes queridos. Obviamente, nessas duas situações, houve medo, depressão, ansiedade, tédio, estresse, incertezas, perdas, orações, etc. 

 10.  

a) Ao comparar as duas imagens podemos perceber que, diante do momento tenso que as duas famílias estão passando, não se perde o desejo de celebrar o dom da vida, de festejar em família. Isso até ajuda um pouco a não pensar no desafio que é se manter em isolamento.

b) A resposta desse item é pessoal. Sintam-se à vontade para escrever.




Comentários

Mensagens populares deste blogue

Questões modelo Spaece: Descritores D9 e D10

Atividade sobre o livro O Diário de Anne Frank