ELETIVA DE LINGUAGENS - LITERATURA DE CORDEL (AULA 4 - ATIVIDADE SOBRE CORDEL)

LITERATURA DE CORDEL

Leia o texto a seguir.

Trata-se de uma notícia publicada no jornal O Globo, em 2011:


ATIVIDADE


  1. O que foi noticiado nesse texto?

  2. Por que esse fato virou notícia?

  3. Os dois trechos com letras vermelhas na notícia são do relatório do delegado. O que esses trechos têm de diferente em relação ao restante da notícia? Explique. 

  4. Por qual motivo você acredita que o delegado acabou levando um “puxão de orelha” da Corregedoria da Polícia Civil?

  5. Os trechos do relatório do delegado não estão organizados em versos na notícia. Redistribua-os, de modo que fique estruturado como seria adequado a um poema de cordel.



Respostas


  1. O texto noticiou o fato de um delegado de polícia ter escrito um inquérito na forma de literatura de cordel. 

  2. O fato acabou virando notícia porque um inquérito deve ser escrito da maneira adequada ao gênero – inquérito – e ao lugar em que vai circular – esfera policial.

  3. Os trechos em vermelho foram elaborados com rimas.

  4. O delegado acabou levando um “puxão de orelha” provavelmente porque escrever um inquérito como cordel seria desqualificá-lo, torná-lo inadequado para as finalidades colocadas na situação, tirando-lhe a credibilidade, e também a da Corregedoria de Polícia Civil, inviabilizando o trabalho de estudo do caso, julgamento e tomada de decisão sobre a responsabilidade do indiciado pelo crime.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Questões modelo Spaece: Descritores D9 e D10

Atividade sobre o livro O Diário de Anne Frank (Aula 3)

ELETIVA DE LINGUAGENS: LITERATURA DE CORDEL (AULAS 1 e 2)