GÊNERO TEXTUAL: ARTIGO DE OPINIÃO
Título: “A educação em tempos de Covid-19”
Tema: Educação e pandemia
Possivelmente, aqui no Brasil, a melhor solução para os alunos das redes públicas de ensino consistirá no uso de conteúdos transmitidos por meio dos celulares com internet. Exemplo dessa situação vem do estado de São Paulo, no qual a Secretaria de Educação negocia com as operadoras o patrocínio para bancar a conexão de Wi-Fi dos alunos que tenham ao menos um smartphone. Esse período vai exigir dos gestores que pensem fora da caixa.
No meu ponto de vista, essa será oportunidade para repensar o papel da escola e dos pais na vida escolar dos estudantes. Os pais, sobrecarregados pelos diferentes afazeres, estão cada vez mais terceirizando para a escola o seu dever de educar, na contramão do que apregoa o art. 205 da Constituição Federal, que afirma que educar é um dever do Estado e das famílias. Em uma de suas homilias, o papa Francisco afirmou, em tom preocupado: “Chegou a hora de os pais e as mães voltarem do seu exílio e recuperarem a sua função educativa. Oremos para que o Senhor conceda aos pais esta graça: a de não se autoexilarem da educação dos filhos”.
Outro aspecto que podemos tirar como lição: é preciso estudar como usar as novas tecnologias em harmonia com as aulas presenciais e como estabelecer um equilíbrio entre o ensino presencial e o ensino virtual. Hoje enfrentamos em nosso país árdua discussão sobre o uso do ensino mediado por tecnologias. Talvez esse período nos ensine que ambas as modalidades podem conviver em harmonia em prol de um projeto pedagógico que atenda às necessidades de uma educação voltada para o século 21. O não enfrentamento da questão talvez nos remeta à situação atual no que se refere às enormes desigualdades de acesso entre escolas públicas e particulares.
Trecho de artigo de opinião escrito por Mozart Neves Ramos, professor do Instituto de Estudos Avançados da USP-Ribeirão Preto.
Publicado no Correio Braziliense, 02/04/2020.
01. Pela leitura do artigo, qual seria a opção mais viável para a educação no Brasil durante a pandemia?
02. O autor defende, em seu texto, que adaptar a forma de ensinar no período de Covid-19 exige que os gestores “pensem fora da caixa”. A expressão em destaque sugere que:
a) eles utilizem as mesmas técnicas do ensino presencial.
b) eles apresentem possibilidades de ensino inovadoras.
c) eles disponibilizem aulas monótonas e desinteressantes.
d) eles substituam o professor por um profissional diferenciado.
e) eles escolham um ambiente diferente do escolar para colocarem seus pensamentos em ordem.
03. Que ponto de vista defende o autor em relação ao ensino durante a pandemia?
04. No 2º parágrafo de seu artigo, que argumentos o autor apresenta para sustentar seu posicionamento?
05. Você concorda ou discorda:
a) quando o autor afirma que “[...] Os pais, sobrecarregados pelos diferentes afazeres, estão cada vez mais terceirizando para a escola o seu dever de educar [...]”? Justifique sua opinião.
b) com o ensino mediado pelo uso de tecnologias? Justifique sua opinião.
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